Monday, November 06, 2006

Desconfiar ajuda?

A safadeza que às vezes parece estar tomando conta do país acaba gerando nas empresas uma desconfiança generalizada nos seus clientes, o que também é desesperador, e, quase sempre, serve apenas para constranger, sem qualquer resultado prático.
Em nome de querer extinguir qualquer risco de prejuízo, optam por rotinas nada inteligentes.
Cada vez que faço compras no Angeloni Beira Mar (e apresento o cartão fidelidade da rede, que acumula pontos, e ao mesmo tempo é um cartão de crédito Visa), me pedem um documento de identidade.
Não importa o valor.
Há dias, fiz uma compra de exatos R$ 13,31. Quando perguntei qual a razão da procedimento, a resposta: "esse cartão pode ser sido perdido ou roubado, então é para a sua própria segurança".
Ora, isso significa que se a preocupação é para proteger o titular do cartão, e me pedem uma identidade, então eles não tem certeza de que eu, naquele momento, portador do cartão, sou o seu titular, e posso ser a pessoa que roubou esse cartão!
Ou seja: até prova em contrário, aquele sujeito quase sexagenário que se apresenta num guichê do Angeloni, comprando pão e frios para um lanche no fim da tarde, pode, naquele momento, estar tentando dar um golpe milionário no Angeloni.
É UMA DESCONFIANÇA CONSTRANGEDORA E, NAS CIRCUNSTANCIAS, DESNECESSÁRIA E INUTIL.
Que, obviamente, não vai inibir quem está a fim de, efetivamente, praticar uma fraude, porque que faz isso já vai preparado para toda a situação.
Mas que coloco o verdadeiro cliente na vala comum da desconfiança por qualquer preço.
Isso acontece todas as vezes que utilizo o Angeloni, mas achava que somente as compras de maior valor obedeciam essa rotina.
Agora, vi que preciso cuidar melhor de minha apresentação pessoal, devo estar com um visual terrível, que não inspira qualquer confiança, pois acabei de descobrir que minha estampa não vale 13 reais.
Descobri também que o Angeloni prefere desconfiar do sujeito que está no guichê de caixa do que arriscar perder 13 reais...
Aliás, se alguém tentar passar um cartão roubado fazendo uma compra desse valor, ele precisa ser preso não pela fraude, mas pela burrice...

No comments: